Conjuntos numéricos:
vídeo aula
Segue atividades: ( consulte seu livro didático para sanar
dúvidas no conteúdo )
1) Pense e Responda:
a) Qual é o menor número natural? ______________
b) Existe o maior número natural? ________________
c) Quantos números naturais
existem?________________________________
d) Quantos números naturais há entre 6 e 10? E entre 25 e
26?______________________
2) Responda: a) Todo número natural é um número inteiro?
____________________________________________________
b) Quantos números inteiros há entre – 4 e 3?
____________________________________________________
c) E entre (- 2) e (-1)? ________________________________________________________________________
3) Pense e Responda:
a) Se – 15
significa 15m para a esquerda, o que significa +15?
_______________________________________
b) Se +70
significa um lucro de R$ 70,00, o que significa – 70? ______________________________________
c) Se – 6 significa 6 anos mais novo, o que significa +6?
____________________________________________
4) Responda: a)
Existe o menor número inteiro? ______________
b) Existe o maior número inteiro? _________________
c) Quantos números
inteiros existem? ___________________________________________________________
d) Todo número natural é também um número inteiro?
____________________________________________
5) Responda:
a) Sou um número inteiro e o meu simétrico é 9. Quem sou?
________________________________________
b) Sou um número inteiro. Não sou positivo. Não sou
negativo. Quem sou? ____________________________
c) Sou um número inteiro maior que – 15 e menor que – 13.
Quem sou? _______________________________
d) Quais os números naturais entre – 3 e 3?
______________________________________________________
e) Quantos números inteiros há entre – 8 e – 7?
__________________________________________________
f) Quais os
números inteiros entre – 3 e 3? _______________________________________________________
6) Rafael jogou quatro vezes um jogo no computador.
Aconteceu o seguinte: Ganho 7 Perdeu 4 Ganhou 6 Perdeu 8 Qual foi a pontuação
final? ____________________________________________________________________
7) Observe a tabela:
Cidades Européias A B C
Temperatura Máxima +3ºC +5ºC -2ºC
Temperatura Mínima -10ºC -8ºC
a) Qual das temperaturas é a mais baixa?
________________________________________________________
b) Qual das temperaturas é a mais alta?
_________________________________________________________
c) Qual foi a variação da temperatura na cidade A? E na
cidade C? __________________________________
d) Se na cidade B a variação da temperatura foi de 6 °C,
qual é o valor da temperatura que falta na tabela? ________
8) Escreva duas formas diferentes de
representar 10 como quociente de números inteiros. Em seguida,
diga se 10 é um número racional.
___________________________________________________________________________________________
9) Existe número inteiro que não seja
racional?
___________________________________________________________________________________________
10) Veja os números que aparecem
nestas frases:
* A jarra tem capacidade de ¾ litros.
* Numa cidade há 8049 bicicletas.
* O saldo de gols de um time de
futebol é – 6.
* Paulinho tem 17 anos.
* A velocidade de um carro é de 92,75
km/h.
* A temperatura atingiu – 2,8 °C.
Agora responda:
a) Quais deles representam números
naturais? ___________________________________________________
b) Quais deles representam números
inteiros? ____________________________________________________
c) Quais deles representam números
racionais? ___________________________________________________
11) Procure entre os cartões aquele
que corresponde a cada condição. A 20 B 30 C 10
8 5 3
a) Representa um número inteiro.
_________________________
b) Representa um número entre 3 e 4.
_____________________
c) Representa um número fracionário
entre 2 e 3. ____________
12) Coloque em ordem crescente os
seguintes números:
0 ; 2 ; – 2 ; 4 ; – 4 ; ½ ; – ½ ; ¼ ; – ¼ Resp.:
_____________________________________________
Nenhum quadrado
Mova 9 palitos para que não haja nenhum quadrado, de qualquer tamanho.
Mais um...
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