quarta-feira, 8 de abril de 2020

Aula de História - Professora Leila


Escola Municipal São João.

Segunda atividades aula programada  de Historia – período 01 a 17/04

Prof. Leila Fração

6 ano A/B

Unidade Temática: Historia: Origem e dispersão dos Seres Humanos

                                                   O Surgimento dos Seres Humanos. (criacionismo)

                                                   A Teoria Evolucionista.

Fazer resumo dos textos do livro didático: (paginas 23,24 e 25,)

1-   Segundo a Teoria da Criação, escreva como surgiu o ser humano na terra.

2- Segundo a Teoria evolucionista, escreva como o ser humano na terra.    

  

Texto para o  6 ano   B



Criacionismo no cristianismo

O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, e algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.

Sendo um tema polêmico e inacabado, a origem do homem ainda será uma delicada questão capaz de se desdobrar em outros debates. Dessa forma, cabe a cada um julgar e adotar, por meio de critérios pessoais, a corrente explicativa que lhe parece mais plausível.



Teoria da evolução (evolucionista)

 A questão sobrea origem dos seres humanos também motivou intensas pesquisas cientificas, que levaram os estudiosos a  elaborar teorias que explicassem a origem da vida na Terra. Atualmente o evolucionismo e a teoria aceita pela ciência para explicar como surgiu a enorme diversidade dos seres vivos que habitam a terra .

As bases dessa teoria foram criadas pelos naturalistas Charles Darwin e Alfred Wallace. Eles concluíram em suas pesquisas que as espécies de seres vivos passam por transformações ao longo do tempo, diversificando –se e dando origem a novas espécies . O mecanismo que determina a sobrevivência de algumas espécies e a eliminação de outras foi chamado por Darwin de Seleção Natural: os seres vivos com características que lhes permitem sobreviver em um determinado ambiente transmitem essas características as próximas gerações, enquanto os menos adaptados tendem a desaparecer.

Em 1859, Darwin publicou o livro A Origem das Espécies. Nele, detalhou o processo de seleção natural e introduziu a ideia, revolucionaria para a época, de que o ser humano também e resultado do processo de evolução por seleção natural. Suas ideias chocaram a sociedade europeia porque contradiziam a ideia bíblica de que os seres humanos, assim como outros seres vivos, haviam sido criados por Deus, e, portanto, seriam perfeitos e imutáveis.



Responder as questões:   1-   Segundo a Teoria da Criação, escreva como surgiu o ser humano na terra.

                                              2- Segundo a Teoria evolucionista, escreva como o ser humano na terra.   



                                                   

                                                                      







Escola Municipal São João.

Segunda atividades aula programada  de Historia – período 01 a 17/04

Prof.ª Leila Fração

7 ano A/B

Ler o texto: A Origem do Mundo para os Iorubas (pagina 26 do livro didático), e responder as questões 01 e 02.

Copiar e responder as questões: 01 02 e 03 da pagina 29                      

















Escola Municipal São João.

Segunda atividades aula programada  de Historia – período 01 a 17/04

Prof.ª Leila Fração

8 ano Único.

Fazer resumo dos textos: A Revolução Industrial e as mudanças na sociedade (paginas 21 a 31)Obs. Já solicitado na atividade anterior.

Copiar e responder as questões das paginas: 29,32 e 33























Escola Municipal São João.

Segunda atividades aula programada  de Historia – período 01 a 17/04

Prof.ª Leila Fração

9 ano Único



A Republica chega ao Brasil – Uma Republica em construção (paginas 12 a 15)

                                                  _ A Republica da Espada (paginas 16 e 17)

                                                   _ A República Oligárquica (paginas 18 a 25)

Com base nos resumos do conteúdo acima solicitado nas atividades anterior, leia e responda as seguintes questões:





1-A oligarquia paulista na época da República Velha era um dos dois pontos de apoio da “política do café com leite”, por conta do grande potencial econômico movimentado pelos fazendeiros produtores de café. É correto dizer que a economia cafeeira paulista dessa época:

A) limitou-se a suprir o mercado interno brasileiro.

B) auxiliou o desenvolvimento industrial do Brasil.

C) não sofreu nenhum impacto com a Crise de 1929.

D) sofreu intensa rejeição por parte do presidente Washington Luís.

E) não tinha grande importância do ponto de vista político.



2-A “Política do Café com Leite” tornou-se algo realmente atrelado ao exercício do poder político no Brasil a partir do governo de Campos Sales, como um desdobramento de um pacto maior conhecido como:

A) Política do Feijão com Arroz         B) República da Espada         C) Política dos Governadores      D) Política dos Empresários.



3-A oligarquia paulista na época da República Velha era um dos dois pontos de apoio da “política do café com leite”, por conta do grande potencial econômico movimentado pelos fazendeiros produtores de café. É correto dizer que a economia cafeeira paulista dessa época:

A) limitou-se a suprir o mercado interno brasileiro.                   B) auxiliou o desenvolvimento industrial do Brasil.

C) não sofreu nenhum impacto com a Crise de 1929.               D) não tinha grande importância do ponto de vista político.



4-Ao fenômeno político que ocorria a nível regional para garantir as articulações de conchavos políticos nos estados e municípios do Brasil do início do século XX e, assim, viabilizar o estabelecimento da hegemonia oligárquica de dois estados (São Paulo e Minas) dá-se o nome de:

A) coronelismo                 B) populismo                   C) paternalismo                  D) oligarquismo



5-O que era a "Política do café com leite" na República Velha?

A) foi o período em que o Brasil exportava em grande quantidade café e leite.

B) Foi uma política de revezamento do poder nacional pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.

C) Foi o período em que o estado de São Paulo era o maior produtor de café e leite.

D) Foi o momento em que o poder político e econômico era concentrado nas mãos dos coronéis, que tomavam bastante café com leite.



6- O que foi a Política dos Governadores?

A) Época em que os governadores tinham total poder sobre o Brasil.

B) Troca de favores políticos entre presidente da República e governadores para a manutenção do poder e garantia de governabilidade.

C) foi uma insurreição popular ocorrida no Rio de Janeiro, na qual os governadores queriam tomar o poder total do país.

D) Troca de favores entre os governadores e os latifundiários do sertão nordestino.



7- Escreva os fatores que favoreceram o fim do Sistema de Governo Monárquico e a implantação da Republica.



8- Escreva as principais características da Constituição de 1891, implantada no Brasil Republicano.



9- O Presidente Deodoro juntamente com o Ministro da Fazenda Rui Barbosa, decidiu implantar uma política de incentivo ao crescimento econômico, principalmente o industrial. Escreva, como ocorreu e incentivo e o resultado do mesmo.



10-Explique o que foi o Convenio de Taubaté.

        




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