Escola Municipal São João.
Segunda atividades aula programada de Historia – período 01 a 17/04
Prof. Leila Fração
6 ano A/B
Unidade Temática: Historia: Origem e dispersão dos Seres
Humanos
O
Surgimento dos Seres Humanos. (criacionismo)
A Teoria Evolucionista.
Fazer resumo dos textos do livro didático: (paginas 23,24 e
25,)
1- Segundo a Teoria
da Criação, escreva como surgiu o ser humano na terra.
2- Segundo a Teoria evolucionista, escreva como o ser humano
na terra.
Texto para o 6 ano B
Criacionismo no cristianismo
O cristianismo adota a Bíblia
como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o
homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir
do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em
suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras
explicações, e algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.
Sendo um tema polêmico e
inacabado, a origem do homem ainda será uma delicada questão capaz de se
desdobrar em outros debates. Dessa forma, cabe a cada um julgar e adotar, por
meio de critérios pessoais, a corrente explicativa que lhe parece mais
plausível.
Teoria da evolução (evolucionista)
A questão sobrea origem dos seres humanos
também motivou intensas pesquisas cientificas, que levaram os estudiosos a elaborar teorias que explicassem a origem da
vida na Terra. Atualmente o evolucionismo e a teoria aceita pela ciência para
explicar como surgiu a enorme diversidade dos seres vivos que habitam a terra .
As bases dessa teoria foram
criadas pelos naturalistas Charles Darwin e Alfred Wallace. Eles concluíram em
suas pesquisas que as espécies de seres vivos passam por transformações ao
longo do tempo, diversificando –se e dando origem a novas espécies . O
mecanismo que determina a sobrevivência de algumas espécies e a eliminação de
outras foi chamado por Darwin de Seleção Natural: os seres vivos com
características que lhes permitem sobreviver em um determinado ambiente
transmitem essas características as próximas gerações, enquanto os menos
adaptados tendem a desaparecer.
Em 1859, Darwin publicou o
livro A Origem das Espécies. Nele, detalhou o processo de seleção natural e
introduziu a ideia, revolucionaria para a época, de que o ser humano também e
resultado do processo de evolução por seleção natural. Suas ideias chocaram a
sociedade europeia porque contradiziam a ideia bíblica de que os seres humanos,
assim como outros seres vivos, haviam sido criados por Deus, e, portanto,
seriam perfeitos e imutáveis.
Responder as questões: 1- Segundo a Teoria da Criação, escreva como
surgiu o ser humano na terra.
2- Segundo a
Teoria evolucionista, escreva como o ser humano na terra.
Escola Municipal São João.
Segunda atividades aula programada de Historia – período 01 a 17/04
Prof.ª Leila Fração
7 ano A/B
Ler o texto: A Origem do Mundo para os Iorubas (pagina 26 do livro didático), e responder as
questões 01 e 02.
Copiar e responder as questões: 01 02 e 03 da pagina 29
Escola Municipal São João.
Segunda atividades aula programada de Historia – período 01 a 17/04
Prof.ª Leila Fração
8 ano Único.
Fazer resumo dos textos: A Revolução Industrial e as mudanças
na sociedade (paginas 21 a 31)Obs. Já solicitado na atividade anterior.
Copiar e responder as questões das paginas: 29,32 e 33
Escola Municipal São João.
Segunda atividades aula programada de Historia – período 01 a 17/04
Prof.ª Leila Fração
9 ano Único
A Republica chega ao Brasil – Uma Republica
em construção (paginas 12 a 15)
_ A Republica
da Espada (paginas 16 e 17)
_ A República Oligárquica (paginas 18 a 25)
Com base nos resumos do conteúdo acima
solicitado nas atividades anterior, leia e responda as seguintes questões:
1-A oligarquia paulista na época da
República Velha era um dos dois pontos de apoio da “política do café com leite”,
por conta do grande potencial econômico movimentado pelos fazendeiros
produtores de café. É correto dizer que a economia cafeeira paulista dessa
época:
A) limitou-se a suprir o mercado interno
brasileiro.
B) auxiliou o desenvolvimento industrial do
Brasil.
C) não sofreu nenhum impacto com a Crise de
1929.
D) sofreu intensa rejeição por parte do
presidente Washington Luís.
E) não tinha grande importância do ponto de
vista político.
2-A “Política do Café com Leite” tornou-se
algo realmente atrelado ao exercício do poder político no Brasil a partir do
governo de Campos Sales, como um desdobramento de um pacto maior conhecido
como:
A) Política do Feijão com Arroz B) República da Espada C) Política dos Governadores D) Política dos Empresários.
3-A oligarquia paulista na época da
República Velha era um dos dois pontos de apoio da “política do café com
leite”, por conta do grande potencial econômico movimentado pelos fazendeiros
produtores de café. É correto dizer que a economia cafeeira paulista dessa
época:
A) limitou-se a suprir o mercado interno
brasileiro. B) auxiliou
o desenvolvimento industrial do Brasil.
C) não sofreu nenhum impacto com a Crise de
1929. D) não tinha grande
importância do ponto de vista político.
4-Ao fenômeno político que ocorria a nível
regional para garantir as articulações de conchavos políticos nos estados e
municípios do Brasil do início do século XX e, assim, viabilizar o
estabelecimento da hegemonia oligárquica de dois estados (São Paulo e Minas)
dá-se o nome de:
A) coronelismo B) populismo C) paternalismo D) oligarquismo
5-O que era a "Política do café com
leite" na República Velha?
A) foi o período em que o Brasil exportava
em grande quantidade café e leite.
B) Foi uma política de revezamento do poder
nacional pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.
C) Foi o período em que o estado de São
Paulo era o maior produtor de café e leite.
D) Foi o momento em que o poder político e
econômico era concentrado nas mãos dos coronéis, que tomavam bastante café com
leite.
6- O que foi a Política dos Governadores?
A) Época em que os governadores tinham total
poder sobre o Brasil.
B) Troca de favores políticos entre
presidente da República e governadores para a manutenção do poder e garantia de
governabilidade.
C) foi uma insurreição popular ocorrida no
Rio de Janeiro, na qual os governadores queriam tomar o poder total do país.
D) Troca de favores entre os governadores e
os latifundiários do sertão nordestino.
7- Escreva os fatores que favoreceram o fim
do Sistema de Governo Monárquico e a implantação da Republica.
8- Escreva as principais características da
Constituição de 1891, implantada no Brasil Republicano.
9- O Presidente Deodoro juntamente com o
Ministro da Fazenda Rui Barbosa, decidiu implantar uma política de incentivo ao
crescimento econômico, principalmente o industrial. Escreva, como ocorreu e
incentivo e o resultado do mesmo.
10-Explique o que foi o Convenio de Taubaté.
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