quinta-feira, 9 de abril de 2020

Aula programada 5º A


Língua Portuguesa  Sequência Didática  -  Páscoa  5º Ano A

Atividades para serem desenvolvidas do dia 06/04/2020 a 16/04/2020.

A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa.
A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, uma referência ao episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, narrado no Velho Testamento da Bíblia Sagrada. A Páscoa é considerada uma das mais importantes festas cristãs, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo.



                     Páscoa
A páscoa é considerada a data mais importante para os cristãos, porque ela representa a liberdade de Jesus sobre a morte e com isso a libertação dos cristãos do pecado. Cristãos são aquelas pessoas que acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus que morreu crucificado para salvar a humanidade. Porém o significado da páscoa é mais antigo, o povo hebreu numa época de muita crise em seu país, foi para o Egito trabalhar para o rei em troca de sustento, mas o rei passou a escravizá-los.
O povo que já não aquentava mais ser escravo passou a pedir que Deus os libertasse da escravidão, e assim aconteceu. Deus enviou Moisés para libertar se povo da escravidão do Egito e eles chamaram essa libertação de páscoa.
Então quando Jesus o filho de Deus veio para a terra para libertar a humanidade de seus pecados, (pecados são ações, coisa que fazemos que nos afastam de Deus). Ele também foi perseguido e morto por homens que queriam continuar no poder e mandando em todo o povo. Jesus foi condenado e pregado na Cruz, foi assim que Ele morreu. Porém Deus Pai o ressuscitou dos mortos, então Jesus venceu a morte, para libertar a humanidade do pecado, essa libertação também foi chamada de páscoa.
Para merecermos a libertação temos que acreditar em Jesus e cumprir o Evangelho, ou seja, fazer aquilo que Ele ensinou, amar a Deus sobre todas as coisas e as pessoas que estão próximas de nós como amamos a nós mesmos. Por isso a páscoa é um momento de alegria, libertação e compromisso com o próximo. Os símbolos como ovo e coelhos usamos para demostrar nossa alegria, por isso damos e ganhamos chocolate porque é algo muito gostoso.

Compreendendo o texto.
1- Quem são os cristãos?
_________________________________________________________________________________
2- Porque o povo hebreu foi para o Egito?
_________________________________________________________________________________
3- Quem Deus enviou para libertar seu povo da escravidão no Egito?
_________________________________________________________________________________

4- Porque Jesus veio para a terra?
_________________________________________________________________________________
5- O que aconteceu com Jesus depois que Ele morreu?
_________________________________________________________________________________
6- O que temos que fazer para merecermos a libertação dada por Jesus?
_________________________________________________________________________________
7- O que é a páscoa para os cristãos?
_________________________________________________________________________________
8- O que é a páscoa para você?
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________________________







Resolva a Cruzadinha.

















O PASTOR E O LOBO

Um pastor costumava levar seu rebanho para bem longe da aldeia. Fazia então uma brincadeira de mau gosto:              
– Socorro! Socorro! – gritava. Os lobos estão atacando os meus carneiros! 
As pessoas largavam o que estavam fazendo e corriam para ajudá-lo. 
O pastor torcia-se de rir, pois não havia lobo algum. 
Um dia apareceram lobos de verdade. Enquanto eles devastavam o rebanho, o pastor, horrorizado, gritava: 
– Socorro! Socorro! Corram, senão vão chegar tarde! 
As pessoas pouco se incomodaram. Pensavam que o gozador estava fazendo mais uma das suas. 
E assim, ele perdeu todos os seus carneiros. 
Triste, disse ele com seus botões: 
– Os mentirosos só ganham uma coisa: não serem acreditados nem quando dizem a verdade.

(GÄRTNER, Hans; ZWERGER, Lisbeth (Comp.). 12 fábulas de Esopo. Tradução Fernanda Lopes de Almeida. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ática, 2003.)

  → CARACTERÍSTICAS DE UMA FÁBULA.  É um texto narrativo alegórico e curto, escrito em prosa ou verso, no qual as personagens são geralmente animais com características humanas como a fala, os costumes etc, e apresentam um ensinamento, uma lição moral para o homem. Como as fábulas criticavam usos, costumes e até pessoas, os autores usavam os animais como personagens para fugir de alguma possível perseguição.

Interpretando o texto.

01. Em “o gozador estava fazendo mais uma das suas”, a expressão destacada significa no texto.
(a) realizar o trabalho do dia-a-dia.
(b) levar o rebanho para longe da aldeia.
(c) atacar todos os carneiros do rebanho.
(d) fazer brincadeira de mau gosto.

02. O texto lido é:
(a) um conto                   (b) uma crônica.                        (c) uma fábula.                         (d) uma biografia.

03. Em “Enquanto eles devastavam o rebanho” - O termo sublinhado refere-se a:
(a) lobos.
(b) carneiros.
(c) mentirosos.
(d) vizinhos.   

04. Pelo final da história, você pode entender que o pastor aprendeu que:
(a) a mentira tem pernas curtas.
(b) quem tudo quer tudo perde.
(c) a ovelha má põe o rebanho a perder.
(d) quem desdenha quer comprar.  

05. O pastor dessa história é:
(a) mentiroso e gozador.
(b) medroso e preguiçoso.
(c) solidário e brincalhão.
(d) alegre e respeitoso.  

06. Os vizinhos não confiavam mais no pastor porque ele:
(a) resolvia sozinho os seus problemas.
(b) gritava por qualquer coisa.
(c) fingia que os lobos o atacavam.
(d) tinha muito medo dos lobos.  

07. No trecho “–Socorro! Socorro! gritava. Os lobos estão atacando os meus carneiros!”, o travessão indica o início da:
(a) queixa do mentiroso.
(b) fala das pessoas.
(c) reclamação da vizinhança.
(d) gritaria do pastor.  

08. O texto lido tem por objetivo:
(a) apresentar a síntese de uma história.
(b) dar uma lição de moral e/ou ensinamento.
(c) relatar a vida de determinada pessoa.
(d) relatar, oralmente, histórias passadas de geração em geração.

9- Faça a reescrita da fábula O Pastor e o Lobo.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                                                                 




Matemática – 5º Ano A.
Atividades para serem desenvolvidas do dia 06/04/2020 a 16/04/2020.



Atividades.







ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO NUMÉRICA)

1)       COMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO: (OBSERVE O EXEMPLO).
a)       SETE CENTENAS + DUAS DEZENAS + CINCO UNIDADES = __725___
b)       UMA CENTENA + SETE DEZENAS = _______
c)       TRÊS CENTENAS + OITO UNIDADES = _______
d)       CINCO CENTENAS + QUATRO DEZENAS + SEIS UNIDADES = _______
e)       OITO CENTENAS + CINCO DEZENAS + NOVE UNIDADES = _______
f)        DUAS CENTENAS + SETE DEZENAS + TRÊS UNIDADES = _______
g)        CINCO CENTENAS + NOVE DEZENAS = _______

2)       DECOMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO: (OBSERVE O EXEMPLO).
a)       QUARENTA E SEIS =    40+06 = 46            (quatro dezenas + seis unidades)____
b)       TRINTA E NOVE = ______________________________________
c)       OITOCENTOS E VINTE E QUATRO = ______________________________________
d)       SEISCENTOS E TRINTA = ______________________________________
e)       NOVENTA E TRÊS = ______________________________________
f)        QUATROCENTOS E CINCO = ______________________________________
g)       SETENTA E DOIS = ______________________________________
3)       DECOMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO: (OBSERVE O EXEMPLO).
a)       77 = _70+7___
b)       98 = __________
c)       482 = __________
d)       734 = __________
e)       103 = __________
f)        57 = __________
g)       340 = __________


4)       COMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO: (OBSERVE O EXEMPLO).
a)       300 + 30 + 9 = __339___
b)       600 + 90 = _______
c)       100 + 40 + 2 = _______
d)       200 + 8 = _______
e)       400 + 50 = _______
f)        700 + 3 = _______
g)       500 + 30 + 4 = _______


 RESOLVA OS PROBLEMAS DE MATEMÁTICA.

1.      Márcia ganhou 7 pacotes com 30 adesivos em cada pacote. 15 adesivos eram repetidos e não puderam ser colados no álbum. Quantos adesivos Márcia colou no álbum?

2.      Hélio  tem 75 figurinhas e quer distribuí-las, igualmente, entre 9 páginas do seu álbum. Hélio conseguirá colar todas as figurinhas em seu álbum? Por quê?

3.      Na volta às aulas, uma papelaria vendeu 1849 canetas, 1044 lápis e 828 borrachas. Quantos materiais essa papelaria vendeu?

4.      Uma empresa fabricou 147 carrinhos e distribuiu, igualmente, entre 7 lojas. Quantos carrinhos cada loja recebeu?


5.      Em um colégio havia 3542 alunos. No primeiro dia de aula faltaram 829 alunos. Quantos alunos compareceram ao primeiro dia de aula?

6.      Para uma apresentação da turma do 3º ano a escola está arrumando as 164 cadeiras do auditório em 4 filas iguais. Quantos convidados ficarão em cada fila?

7.      João Pedro montou uma barraca de sucos na festa da escola, vendeu 10 copos de 200ml. Quantos litros de suco ele vendeu?

8.    Roberto correu a Maratona da Pampulha em 2013. Ele fez o percurso em 1 hora e 47 minutos.  Qual foi o tempo em minutos gasto por Roberto para completar essa maratona?


9.      O zoológico de uma cidade foi visitado por 986 pessoas na sexta feira, por 627 pessoas no sábado e por 1388 pessoas no domingo. Quantas pessoas visitaram este zoológico no fim de semana?

10.    Um concessionária precisa transportar 246 carros num caminhão que pode levar 6 carros por vez. Quantas viagens o caminhão terá que fazer para transportar todos os carros?


11.  Mariana comprou um tênis e pagou da seguinte forma: uma entrada de R$ 150,00 e mais 4 prestações de R$ 50,00 cada uma. Quanto ela pagou pelo tênis?

12.  Quanto recebe em um semestre uma pessoa cujo salário mensal é de R$ 750,00?


1        13.  Numa caixa de refrigerantes cabem duas dúzias de latas. Quantas latas poderão ser guardadas em 4 caixas?






 Resolva as atividades.

1- (Portal MEC). Para uma temporada curta, chegou à cidade o circo Fantasia, com palhaços, mágicos e acrobatas. O circo abrirá suas portas ao público às 9 horas e ficará aberto durante 9 horas e meia. A que horas o circo fechará?
(A) 16h30
(B) 17h30
(C) 17h45
(D) 18h30

2-(Portal MEC). O gráfico abaixo mostra a quantidade de pontos feitos pelos times A, B, C e D no campeonato de futebol a escola.
















De acordo com o gráfico, quantos pontos o time C conquistou?
(A) 50
(B) 40
(C) 35
(D) 30


3- (Portal MEC). A figura abaixo mostra um teatro onde as cadeiras da plateia são numeradas de 1 a 25.



















Mara recebeu um ingresso de presente que dizia o seguinte:
Sua cadeira está localizada exatamente no centro da platéia. 

Qual é a cadeira de Mara?
(A) 12
(B) 13
(C) 22
(D) 23

4- Um garoto completou 1960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto por
(A) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.
(B) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
(C) 1 unidade de milhar, 60 unidades.
(D) 1 unidade de milhar, 90 unidades.


5- A professora de João pediu para ele decompor um número e ele fez da seguinte forma:

       4 x 1000 + 3 x 10 + 5 x 1

Qual foi o número pedido?
(A) 4035
(B) 4305
(C) 5034
(D) 5304

6- (Portal MEC). Observe o bumbo que Beto gosta de tocar. Ele tem a forma de um cilindro.






















Qual é o molde do cilindro? 






















Geografia – 5º Ano A.
Atividades para serem desenvolvidas do dia 06/04/2020 a 16/04/2020.











































































Atividades.
1- A foto acima representa a desigualdade social no Brasil. Com suas palavras explique a desigualdade apresentada pela foto.

2- Observe os contrastes (diferenças) social no lugar onde você vive.
a) Qual deles chama mais sua atenção?
b) Como você explica a existência desse contraste?






































Responda:
a) Quais unidades federativas (estados) apresentam os menores percentuais de moradia com acesso à rede de esgoto em 2015?

b) Quais unidades federativas apresentam os maiores percentuais de moradia com acesso à rede coletora de esgoto em 2015?

c) Qual é a faixa percentual de moradias com acesso à rede coletora de esgoto na unidade federativa onde você vive?

d) É importante que as moradias tenham acesso à rede coletora de esgoto? Por quê?

e) Em sua opinião, o que deveria ser feito para aumentar a quantidade de moradias com acesso à rede coletora de esgota?







































Responda:
a) Quais unidades federativas têm as maiores taxas de mortalidade infantil?

b) Em quais unidades federativas têm as menores taxas de mortalidade infantil?

c) A unidade federativa onde você mora está entre as que têm as maiores ou as menores taxas de mortalidade infantil?

d) Em sua opinião, por que algumas unidades federativas apresentam taxas de mortalidade infantil tão altas?







































5- Com base no mapa, responda às questões.
a) Em quais unidades federativas a desigualdade na distribuição de renda é maior?

b) Em quais unidades federativas a desigualdade é menor?

c) Em qual faixa do índice de Gini está a unidade federativa em que você vive?




História – 5º Ano A.
Atividades para serem desenvolvidas do dia 06/04/2020 a 16/04/2020.



Responda.
1- O que favoreceu o surgimento das primeiras aldeias?
2- Que funções tinham as construções das primeiras aldeias?
3- Quais eram as principais atividades realizadas nas primeiras aldeias?
4- Como você imagina que eram os primeiros núcleos de população e suas construções? Faça uma ilustração representando-os.


Cidades na África, América, China e Europa.
Na África, no vale do rio Nilo, diversos núcleos urbanos foram construídos, como Gizé, Mênfis e Tebas. Há mais de 3 mil anos, na Europa, China e América surgiram várias cidades, como Atenas, na Grécia, Roma, na Itália, Anyang, na China, e Teotihuacán, na região onde hoje se localiza o México. 

Responda:

5- Como ocorreu a formação das primeiras cidades?
6- Por que a produção de alimentos deixou de ser coletiva? Explique.





7- O crescimento das primeiras cidades provocou inúmeras transformações. Quais foram elas?


8- Observe as imagens abaixo e explique a importância das profissões retratadas parra a vida nas cidades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pré II A - Atividades Programadas referente aos dias: 25/05/2020 a 12/06/2020.

Escola Municipal São João Ponta Porã, 25/05/20 a 12/06/2020 Profº: Norma Aparecida Moraes Dias                     Pré II A - Vespe...