Língua Portuguesa
Sequência Didática - Páscoa 5º Ano A
Atividades para serem desenvolvidas do dia 06/04/2020
a 16/04/2020.
A Páscoa é uma celebração cristã comemorada
anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa.
A palavra Páscoa deriva do termo
hebraico Pessach, que significa “passagem”, uma referência ao
episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, narrado no Velho
Testamento da Bíblia Sagrada. A Páscoa é considerada uma das mais importantes
festas cristãs, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Páscoa
A páscoa é considerada a data
mais importante para os cristãos, porque ela representa a liberdade de Jesus
sobre a morte e com isso a libertação dos cristãos do pecado. Cristãos são
aquelas pessoas que acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus que morreu
crucificado para salvar a humanidade. Porém o significado da páscoa é mais
antigo, o povo hebreu numa época de muita crise em seu país, foi para o Egito
trabalhar para o rei em troca de sustento, mas o rei passou a escravizá-los.
O povo que já não aquentava mais ser
escravo passou a pedir que Deus os libertasse da escravidão, e assim aconteceu.
Deus enviou Moisés para libertar se povo da escravidão do Egito e eles chamaram
essa libertação de páscoa.
Então quando Jesus o filho de
Deus veio para a terra para libertar a humanidade de seus pecados, (pecados são
ações, coisa que fazemos que nos afastam de Deus). Ele também foi perseguido e
morto por homens que queriam continuar no poder e mandando em todo o povo.
Jesus foi condenado e pregado na Cruz, foi assim que Ele morreu. Porém Deus Pai
o ressuscitou dos mortos, então Jesus venceu a morte, para libertar a
humanidade do pecado, essa libertação também foi chamada de páscoa.
Para merecermos a libertação
temos que acreditar em Jesus e cumprir o Evangelho, ou seja, fazer aquilo que
Ele ensinou, amar a Deus sobre todas as coisas e as pessoas que estão próximas
de nós como amamos a nós mesmos. Por isso a páscoa é um momento de alegria,
libertação e compromisso com o próximo. Os símbolos como ovo e coelhos usamos
para demostrar nossa alegria, por isso damos e ganhamos chocolate porque é algo
muito gostoso.
Compreendendo o
texto.
1- Quem são os cristãos?
_________________________________________________________________________________
2- Porque o povo hebreu foi para o Egito?
_________________________________________________________________________________
3- Quem Deus enviou para libertar seu povo da escravidão
no Egito?
_________________________________________________________________________________
4- Porque Jesus veio para a terra?
_________________________________________________________________________________
5- O que aconteceu com Jesus depois que Ele morreu?
_________________________________________________________________________________
6- O que temos que fazer para merecermos a libertação
dada por Jesus?
_________________________________________________________________________________
7- O que é a páscoa para os cristãos?
_________________________________________________________________________________
8- O que é a páscoa para você?
_________________________________________________________________________________
Resolva a Cruzadinha.
O
PASTOR E O LOBO
Um pastor costumava levar
seu rebanho para bem longe da aldeia. Fazia então uma brincadeira de mau
gosto:
– Socorro! Socorro! –
gritava. Os lobos estão atacando os meus carneiros!
As pessoas largavam o que
estavam fazendo e corriam para ajudá-lo.
O pastor torcia-se de
rir, pois não havia lobo algum.
Um dia apareceram lobos
de verdade. Enquanto eles devastavam o rebanho, o pastor, horrorizado,
gritava:
– Socorro! Socorro! Corram,
senão vão chegar tarde!
As pessoas pouco se
incomodaram. Pensavam que o gozador estava fazendo mais uma das suas.
E assim, ele perdeu todos
os seus carneiros.
Triste, disse ele com
seus botões:
– Os mentirosos só ganham
uma coisa: não serem acreditados nem quando dizem a verdade.
(GÄRTNER, Hans;
ZWERGER, Lisbeth (Comp.). 12 fábulas de Esopo. Tradução Fernanda Lopes de
Almeida. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ática, 2003.)
→ CARACTERÍSTICAS DE UMA FÁBULA. É um texto narrativo alegórico e curto,
escrito em prosa ou verso, no qual as personagens são geralmente animais com
características humanas como a fala, os costumes etc, e apresentam um
ensinamento, uma lição moral para o homem. Como as fábulas criticavam usos,
costumes e até pessoas, os autores usavam os animais como personagens para
fugir de alguma possível perseguição.
Interpretando
o texto.
01. Em “o gozador estava fazendo mais uma
das suas”, a expressão destacada significa no texto.
(a) realizar o trabalho do dia-a-dia.
(b) levar o rebanho para longe da aldeia.
(c) atacar todos os carneiros do rebanho.
(d) fazer brincadeira de mau gosto.
02. O texto lido é:
(a) um conto (b) uma crônica. (c) uma fábula. (d) uma biografia.
03. Em “Enquanto eles devastavam o
rebanho” - O termo sublinhado refere-se a:
(a) lobos.
(b) carneiros.
(c) mentirosos.
(d) vizinhos.
04. Pelo final da história, você pode
entender que o pastor aprendeu que:
(a) a mentira tem pernas curtas.
(b) quem tudo quer tudo perde.
(c) a ovelha má põe o rebanho a perder.
(d) quem desdenha quer comprar.
05. O pastor dessa história é:
(a) mentiroso e gozador.
(b) medroso e preguiçoso.
(c) solidário e brincalhão.
(d) alegre e respeitoso.
06. Os vizinhos não confiavam mais no
pastor porque ele:
(a) resolvia sozinho os seus problemas.
(b) gritava por qualquer coisa.
(c) fingia que os lobos o atacavam.
(d) tinha muito medo dos lobos.
07. No trecho “–Socorro! Socorro! gritava.
Os lobos estão atacando os meus carneiros!”, o travessão indica o início da:
(a) queixa do mentiroso.
(b) fala das pessoas.
(c) reclamação da vizinhança.
(d) gritaria do pastor.
08. O texto lido tem por objetivo:
(a) apresentar a síntese de uma história.
(b) dar uma lição de moral e/ou
ensinamento.
(c) relatar a vida de determinada pessoa.
(d) relatar, oralmente, histórias passadas
de geração em geração.
9- Faça a reescrita da fábula O Pastor e o
Lobo.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Matemática – 5º Ano A.
Atividades para serem
desenvolvidas do dia 06/04/2020 a 16/04/2020.
Atividades.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
(COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO NUMÉRICA)
1)
COMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO: (OBSERVE O EXEMPLO).
a)
SETE CENTENAS + DUAS DEZENAS + CINCO
UNIDADES = __725___
b)
UMA CENTENA + SETE DEZENAS = _______
c)
TRÊS CENTENAS + OITO UNIDADES = _______
d)
CINCO CENTENAS + QUATRO DEZENAS + SEIS
UNIDADES = _______
e)
OITO CENTENAS + CINCO DEZENAS + NOVE
UNIDADES = _______
f)
DUAS CENTENAS + SETE DEZENAS + TRÊS
UNIDADES = _______
g)
CINCO CENTENAS + NOVE DEZENAS = _______
2)
DECOMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO: (OBSERVE O EXEMPLO).
a)
QUARENTA E SEIS = 40+06 = 46 (quatro dezenas + seis unidades)____
b)
TRINTA E NOVE = ______________________________________
c)
OITOCENTOS E VINTE E QUATRO = ______________________________________
d)
SEISCENTOS E TRINTA = ______________________________________
e)
NOVENTA E TRÊS = ______________________________________
f)
QUATROCENTOS E CINCO = ______________________________________
g)
SETENTA E DOIS = ______________________________________
3)
DECOMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO: (OBSERVE O EXEMPLO).
a)
77 = _70+7___
b)
98 = __________
c)
482 = __________
d)
734 = __________
e)
103 = __________
f)
57 = __________
g)
340 = __________
4)
COMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO: (OBSERVE O EXEMPLO).
a)
300 + 30 + 9 = __339___
b)
600 + 90 = _______
c)
100 + 40 + 2 = _______
d)
200 + 8 = _______
e)
400 + 50 = _______
f)
700 + 3 = _______
g)
500 + 30 + 4 = _______
RESOLVA OS PROBLEMAS DE MATEMÁTICA.
1.
Márcia ganhou 7 pacotes
com 30 adesivos em cada pacote. 15 adesivos eram repetidos e não puderam ser
colados no álbum. Quantos adesivos Márcia colou no álbum?
2.
Hélio tem 75 figurinhas e quer distribuí-las,
igualmente, entre 9 páginas do seu álbum. Hélio conseguirá colar todas as
figurinhas em seu álbum? Por quê?
3.
Na volta às aulas, uma
papelaria vendeu 1849 canetas, 1044 lápis e 828 borrachas. Quantos materiais
essa papelaria vendeu?
4.
Uma empresa fabricou 147
carrinhos e distribuiu, igualmente, entre 7 lojas. Quantos carrinhos cada loja
recebeu?
5.
Em um colégio havia 3542
alunos. No primeiro dia de aula faltaram 829 alunos. Quantos alunos
compareceram ao primeiro dia de aula?
6.
Para uma apresentação da
turma do 3º ano a escola está arrumando as 164 cadeiras do auditório em 4 filas
iguais. Quantos convidados ficarão em cada fila?
7.
João Pedro montou uma
barraca de sucos na festa da escola, vendeu 10 copos de 200ml. Quantos litros
de suco ele vendeu?
8. Roberto
correu a Maratona da Pampulha em 2013. Ele fez o percurso em 1 hora e 47
minutos. Qual foi o tempo em minutos
gasto por Roberto para completar essa maratona?
9.
O zoológico de uma cidade
foi visitado por 986 pessoas na sexta feira, por 627 pessoas no sábado e por
1388 pessoas no domingo. Quantas
pessoas visitaram este zoológico no fim de semana?
10. Um concessionária precisa transportar 246 carros num caminhão que pode levar 6 carros por vez. Quantas viagens
o caminhão terá que fazer para transportar todos os carros?
11.
Mariana comprou um tênis
e pagou da seguinte forma: uma entrada de R$ 150,00 e mais 4 prestações de R$
50,00 cada uma. Quanto ela pagou pelo tênis?
12. Quanto
recebe em um semestre uma pessoa cujo salário mensal é de R$ 750,00?
1 13. Numa
caixa de refrigerantes cabem duas dúzias de latas. Quantas latas poderão ser
guardadas em 4 caixas?
1- (Portal MEC). Para uma temporada curta, chegou à
cidade o circo Fantasia, com palhaços, mágicos e acrobatas. O circo abrirá suas
portas ao público às 9 horas e ficará aberto durante 9 horas e meia. A que
horas o circo fechará?
(A) 16h30
(B) 17h30
(C) 17h45
(D) 18h30
2-(Portal MEC). O gráfico abaixo mostra a quantidade
de pontos feitos pelos times A, B, C e D no campeonato de futebol a escola.
De
acordo com o gráfico, quantos pontos o time C conquistou?
(A) 50
(B) 40
(C) 35
(D) 30
3- (Portal MEC). A figura abaixo mostra um teatro onde
as cadeiras da plateia são numeradas de 1 a 25.
Mara recebeu um ingresso de presente que dizia o
seguinte:
Sua cadeira está localizada exatamente no centro da platéia.
Qual
é a cadeira de Mara?
(A)
12
(B)
13
(C)
22
(D) 23
4- Um garoto completou 1960 bolinhas de gude em sua
coleção. Esse número é composto por
(A)
1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.
(B)
1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
(C)
1 unidade de milhar, 60 unidades.
(D) 1 unidade de milhar, 90 unidades.
5- A professora de João pediu para ele decompor um
número e ele fez da seguinte forma:
4 x 1000 + 3 x 10 + 5 x 1
Qual
foi o número pedido?
(A)
4035
(B)
4305
(C)
5034
(D) 5304
6- (Portal MEC). Observe o bumbo que Beto gosta de
tocar. Ele tem a forma de um cilindro.
Qual é o molde do cilindro?
Geografia – 5º Ano A.
Atividades
para serem desenvolvidas do dia 06/04/2020 a 16/04/2020.
Atividades.
1- A foto acima representa a desigualdade social no Brasil.
Com suas palavras explique a desigualdade apresentada pela foto.
2- Observe os contrastes (diferenças) social no lugar onde
você vive.
a) Qual deles chama mais sua atenção?
b) Como você explica a existência desse contraste?
Responda:
a) Quais unidades federativas (estados) apresentam os menores
percentuais de moradia com acesso à rede de esgoto em 2015?
b) Quais unidades federativas apresentam os maiores
percentuais de moradia com acesso à rede coletora de esgoto em 2015?
c) Qual é a faixa percentual de moradias com acesso à rede
coletora de esgoto na unidade federativa onde você vive?
d) É importante que as moradias tenham acesso à rede
coletora de esgoto? Por quê?
e) Em sua opinião, o que deveria ser feito para aumentar a
quantidade de moradias com acesso à rede coletora de esgota?
Responda:
a) Quais unidades federativas têm as maiores taxas de
mortalidade infantil?
b) Em quais unidades federativas têm as menores taxas de
mortalidade infantil?
c) A unidade federativa onde você mora está entre as que têm
as maiores ou as menores taxas de mortalidade infantil?
d) Em sua opinião, por que algumas unidades federativas
apresentam taxas de mortalidade infantil tão altas?
5- Com base no mapa, responda às questões.
a) Em quais unidades federativas a desigualdade na
distribuição de renda é maior?
b) Em quais unidades federativas a desigualdade é menor?
c) Em qual faixa do índice de Gini está a unidade federativa
em que você vive?
História – 5º Ano A.
Atividades para serem desenvolvidas do dia
06/04/2020 a 16/04/2020.
Responda.
1- O que favoreceu o surgimento das primeiras aldeias?
2- Que funções tinham as construções das primeiras aldeias?
3- Quais eram as principais atividades realizadas nas
primeiras aldeias?
4- Como você imagina que eram os primeiros núcleos de
população e suas construções? Faça uma ilustração representando-os.
Cidades na África, América, China e
Europa.
Na África, no vale do rio
Nilo, diversos núcleos urbanos foram construídos, como Gizé, Mênfis e Tebas. Há
mais de 3 mil anos, na Europa, China e América surgiram várias cidades, como
Atenas, na Grécia, Roma, na Itália, Anyang, na China, e Teotihuacán, na região
onde hoje se localiza o México.
Responda:
5- Como ocorreu a formação das primeiras cidades?
6- Por que a produção de alimentos deixou de ser coletiva?
Explique.
7- O crescimento das primeiras cidades provocou inúmeras
transformações. Quais foram elas?
8- Observe as imagens abaixo e explique a importância das
profissões retratadas parra a vida nas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário