quarta-feira, 8 de abril de 2020

AULA PROGRAMADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 7° B


                              

      

Música: "TREM-BALA"
Compositora: Ana Vilela

"Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar


Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim

Não é sobre tudo que o teu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir"


ENTENDENDO A MÚSICA.

1 - Releia o trecho da música que diz:
"Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar".

Agora, leia esta definição de felicidade:
"Ser feliz é fechar os olhos e não desejar mais nada e, para isso, basta que deixemos de medir a felicidade pelo dinheiro que temos ou deixamos de ter e passemos a medir por aquelas pequenas coisas que não trocaríamos nem por todo o dinheiro do mundo."


 Agora responda: Na sua opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você concorda com eles?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Na sua opinião, a maioria das pessoas buscam a felicidade nas pequenas coisas ou nas coisas que o dinheiro pode comprar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Qual é o significado da expressão "trem-bala" empregada no último parágrafo da música?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Agora é hora de olhar para si mesmo: Você costuma dar valor às pequenas coisas e estar com as pessoas que você ama? Dê exemplos de coisas que precisamos valorizar mais.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________  
5 - “... É sobre saber que em algum lugar / Alguém zela por ti...”. Qual o significado desta frase?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - O que quer dizer na frase: “É saber se sentir infinito / Num universo tão vasto e bonito.”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 - Qual é a parte do texto que traz a união entre pais e filhos
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Em: “Porque quando menos se espera / A vida já ficou pra trás.” Que lição podemos tirar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 - Comente sobre o título do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 - Qual é a mensagem que a música nos traz? Comente.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________


























11-Observe o panfleto acima e responda:
a) Quais são as principais características do gênero PANFLETO?
_________________________________________________________________________

b) Qual o objetivo desse panfleto? Comente:
_________________________________________________________________________
c) A que público-alvo ele se destina?
_________________________________________________________________________
d) Quantas dicas ele fornece? Qual delas você achou mais importante?
_________________________________________________________________________

e) Por que é preciso evitar aglomerações?
_________________________________________________________________________
f) Quando se deve procurar o médico? 
_________________________________________________________________________
g) Você acha que o panfleto foi ou não eficaz? Justifique sua resposta: 
_________________________________________________________________________
12- Encontre os verbos no panfleto, que estão escritos no infinitivo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


14. Observe o panfleto acima e responda:
a)As características do gênero panfleto encontram-se presentes no panfleto acima? Comente:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual o objetivo do panfleto? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual o seu público-alvo? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) A que o mosquito da Dengue é comparado? Por quê? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) De que é composto o móbile presente no berço? Com que intenção ele foi construído? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) O que esse panfleto teve de criativo, segundo você? Ele cumpriu com o seu objetivo? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) O que você gostaria de acrescentar a ele, se for o caso?
_________________________________________________________________________
15- Agora é a sua vez de elaborar um eficiente panfleto sobre essas preocupantes de doenças como a Dengue e o Coronavírus ! Capriche!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ortografia
Leia este trecho de culinária, relativo ao preparo da maçã do amor:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até o melado dar o ponto de puxa mais firme. Depois que o melado estiver no ponto, passe as maçãs no melado e em seguida mergulhe-as em uma vazilha com água bem gelada e coloque em um tabuleiro, de modo que o cabinho do palito fique para cima.


Agora, identifique um erro (colocado propositalmente pela autora desta atividade) referente à ortografia. Em seguida, reescreva a palavra de forma adequada:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 1 –   Reescreva o trecho da receita acima utilizando todos os verbos no infinitivo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2 – Complete com a letra “s” ou com a letra “z”:
ra___ura                                               arra___o                                   qui___er
improvi___o                                         a___aleia                                   a___ul
rique___a                                             ca___a                                      pou___ada
univer___o                                           va___o                                      pobre___a

Questão 3 – Identifique os substantivos equivalentes a estes adjetivos:
limpo: ____________________                   
franca: ___________________
honrado: _________________                    
claro: ___________________
belo: ____________________                    
puro: ____________________
leve: ____________________                   
ausente: _________________

 Questão 4 – Marque a alternativa em que a palavra foi escrita corretamente:
a) análise
b) prezilha
c) freguezia
d) escasses




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pré II A - Atividades Programadas referente aos dias: 25/05/2020 a 12/06/2020.

Escola Municipal São João Ponta Porã, 25/05/20 a 12/06/2020 Profº: Norma Aparecida Moraes Dias                     Pré II A - Vespe...