|
|
|
Música: "TREM-BALA"
Compositora: Ana Vilela
"Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada
verso
Daquele poema sobre acreditar
Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse
assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim
Não é sobre tudo que o teu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a
partir"
ENTENDENDO
A MÚSICA.
1 - Releia o trecho da música que diz:
"Não é sobre tudo que o teu
dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada momento, sorriso a se
compartilhar".
Agora, leia esta definição de
felicidade:
"Ser feliz é fechar os olhos e
não desejar mais nada e, para isso, basta que deixemos de medir a felicidade
pelo dinheiro que temos ou deixamos de ter e passemos a medir por aquelas
pequenas coisas que não trocaríamos nem por todo o dinheiro do mundo."
Agora responda: Na sua
opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você concorda com
eles?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Na sua opinião, a maioria das
pessoas buscam a felicidade nas pequenas coisas ou nas coisas que o dinheiro
pode comprar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Qual é o significado da expressão
"trem-bala" empregada no último parágrafo da música?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Agora é hora de olhar para si
mesmo: Você costuma dar valor às pequenas coisas e estar com as pessoas que
você ama? Dê exemplos de coisas que precisamos valorizar mais.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - “... É sobre saber que em algum
lugar / Alguém zela por ti...”. Qual o significado desta frase?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - O que quer dizer na frase: “É
saber se sentir infinito / Num universo tão vasto e bonito.”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 - Qual é a parte do
texto que traz a união entre pais e filhos
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Em: “Porque quando
menos se espera / A vida já ficou pra trás.” Que lição podemos tirar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 - Comente sobre o título
do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 - Qual é a mensagem que a música
nos traz? Comente.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
|
|
11-Observe o panfleto acima e responda:
a) Quais são
as principais características do gênero PANFLETO?
_________________________________________________________________________
b) Qual o objetivo desse panfleto? Comente:
_________________________________________________________________________
c) A que público-alvo ele se destina?
_________________________________________________________________________
d) Quantas dicas ele fornece? Qual delas você achou mais importante?
_________________________________________________________________________
e) Por que é
preciso evitar aglomerações?
_________________________________________________________________________
f) Quando se
deve procurar o médico?
_________________________________________________________________________
g) Você acha
que o panfleto foi ou não eficaz? Justifique sua resposta:
_________________________________________________________________________
12- Encontre os verbos no panfleto, que estão escritos no
infinitivo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. Observe o panfleto acima e responda:
a)As
características do gênero panfleto encontram-se presentes no panfleto acima?
Comente:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual o
objetivo do panfleto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual o seu
público-alvo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) A que o
mosquito da Dengue é comparado? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) De que é
composto o móbile presente no berço? Com que intenção ele foi construído?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) O que esse
panfleto teve de criativo, segundo você? Ele cumpriu com o seu objetivo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) O que você
gostaria de acrescentar a ele, se for o caso?
_________________________________________________________________________
15- Agora é a sua vez de elaborar um eficiente panfleto
sobre essas preocupantes de doenças como a Dengue e o Coronavírus ! Capriche!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ortografia
Leia
este trecho de culinária, relativo ao preparo da maçã do amor:
Misture todos os
ingredientes e leve ao fogo até o melado dar o ponto de puxa mais firme. Depois
que o melado estiver no ponto, passe as maçãs no melado e em seguida
mergulhe-as em uma vazilha com água bem gelada e coloque em um tabuleiro, de
modo que o cabinho do palito fique para cima.
Disponível
em:http://www.tudogostoso.com.br
Agora,
identifique um erro (colocado propositalmente pela autora desta atividade)
referente à ortografia. Em seguida, reescreva a palavra de forma adequada:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 1 – Reescreva
o trecho da receita acima utilizando todos os verbos no infinitivo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2 – Complete com a
letra “s” ou com a letra “z”:
ra___ura arra___o
qui___er
improvi___o a___aleia
a___ul
rique___a ca___a pou___ada
univer___o va___o pobre___a
Questão
3 – Identifique
os substantivos equivalentes a estes adjetivos:
limpo:
____________________
franca:
___________________
honrado:
_________________
claro:
___________________
belo:
____________________
puro:
____________________
leve:
____________________
ausente:
_________________
Questão 4 – Marque a
alternativa em que a palavra foi escrita corretamente:
a)
análise
b)
prezilha
c)
freguezia
d)
escasses
Nenhum comentário:
Postar um comentário