quarta-feira, 8 de abril de 2020

Aula programada de Língua Portuguesa



1. Assinale a alternativa que melhor interpreta a charge:


a) A mulher está fazendo a limpeza da sala de estar.
b) O conteúdo apresentado pela televisão pode ser considerado um lixo.
c) A televisão está se quebrando toda.
d) A mulher está vendo a televisão se quebrar.
e) A televisão fala muito e a mulher só escuta.

2. A alternativa que melhor interpreta a charge número 2:
a) A televisão ultimamente não tem servido para nada.
b) A televisão não desenvolve o senso crítico nem estimula o homem a pensar e raciocinar.
c) O homem ficou louco por causa da televisão.
d) O homem é rural e a televisão dominadora, condicionando e regendo a humanidade.
e) O homem está levando a televisão para o conserto, pois ela não está recebendo o sinal de transmissão da programação.
 
3. A intencionalidade dessa campanha publicitária é:
a) Comunicar o dia mundial da água.
b) Conscientizar as pessoas quanto à preservação
da água.
c) Mostrar o perigo da falta de água.
d) Divulgar uma informação.
4.O locutor (órgão responsável) pela divulgação da campanha é:
a) O dia 22 de março.
b) O governo municipal.
c) O consórcio Conpar.
d) O dia mundial da água.

5.Em relação a imagem acima responda:
a- Que sensação a capa acima despertou em você? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b- O que ocorreu de atípico na cena retratada?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c- O Cascão parece satisfeito com a decisão que tomou? Justifique sua resposta:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d- Podemos afirmar que a escolha pelo personagem Cascão corresponde a uma boa tática persuasiva? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e- Se fosse a Mônica, a Magali, o Cebolinha ou qualquer outro personagem da Turma da Mônica teria o mesmo efeito? Justifique sua resposta: 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f- Que tipo de linguagem foi utilizada na capa: verbal, não-verbal ou mista? Explique seu raciocínio:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g- A regência do verbo PREFERIR está de acordo com a norma culta? Justifique sua resposta, da melhor maneira possível:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h- Se a linguagem verbal não existisse, ainda assim a ideia seria transmitida de forma eficaz?  Conseguiria associá-la ao contexto atual do Coronavírus? Comente: 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i- Que mensagem essa capa de revista transmite?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
j- Elabore um balão de pensamento para o Cascão, sendo o mais criativo possível:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



6.TEXTO PARA REESCREVER

O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA
          No meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega, saucinha e iogurte natural.
          Mas o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era tanta coisa que não sobrava espaso na meza.
          Liguei a televisam e estava paçando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se constrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de simento e madera.
          Mostrou que o alco é um produto estraído da canha de asúcar e a gasolina do petrólho e...
          Desliguei a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camisa por sima (o tecido da minha camisa é muito bonito) e fui andar de bicicreta.
          Não intendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.

                                                                                                Autor desconhecido.

6- Observe a tira abaixo, de Laerte. Em seguida escreva um pequeno texto, empregando verbos de ação para contar o que as personagens estão fazendo.


7- Identifique o tempo (presente, pretérito ou futuro) em que estão as formas verbais destacadas neste texto:

Saiba tudo sobre o dragão, um animal que vive na nossa imaginação. Os dragões nunca existiram, mas já assustaram muita gente. Eles aparecem em antigas histórias dos gregos, romanos, chineses e japoneses. Para cada povo, ele tinha características diferentes, porém uma das espécies mais assustadoras sempre foi o dragão lançador de fogo. Veja como ele seria se tivesse existido, mas não chegue muito perto. Afinal, nunca se sabe quando esse bicho vai ficar de mau humor.
  (Recreio, nº 235.) 

8- Observe as pessoas retratadas na imagem a seguir. Que ações elas estão realizando? Dê o maior número possível de verbos que traduzam essas ações.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pré II A - Atividades Programadas referente aos dias: 25/05/2020 a 12/06/2020.

Escola Municipal São João Ponta Porã, 25/05/20 a 12/06/2020 Profº: Norma Aparecida Moraes Dias                     Pré II A - Vespe...