1. Assinale a alternativa que melhor interpreta
a charge:
a) A mulher está fazendo a limpeza da
sala de estar.
b) O conteúdo apresentado pela televisão
pode ser considerado um lixo.
c) A televisão está se quebrando toda.
d) A mulher está vendo a televisão se
quebrar.
e) A televisão fala muito e a mulher só
escuta.
a) A
televisão ultimamente não tem servido para nada.
b) A
televisão não desenvolve o senso crítico nem estimula o homem a pensar e
raciocinar.
c) O homem
ficou louco por causa da televisão.
d) O homem
é rural e a televisão dominadora, condicionando e regendo a humanidade.
e) O homem
está levando a televisão para o conserto, pois ela não está recebendo o sinal
de transmissão da programação.
3. A intencionalidade dessa campanha publicitária é:
a) Comunicar o dia mundial da água.
b) Conscientizar as pessoas quanto à preservação
da água.
c) Mostrar o perigo da falta de água.
d) Divulgar uma informação.
5.Em relação a imagem acima responda:
a- Que
sensação a capa acima despertou em você? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b- O que
ocorreu de atípico na cena retratada?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c- O Cascão
parece satisfeito com a decisão que tomou? Justifique sua resposta:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d- Podemos
afirmar que a escolha pelo personagem Cascão corresponde a uma boa tática
persuasiva? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e- Se fosse a
Mônica, a Magali, o Cebolinha ou qualquer outro personagem da Turma da Mônica
teria o mesmo efeito? Justifique sua resposta:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f- Que tipo
de linguagem foi utilizada na capa: verbal, não-verbal ou mista? Explique seu
raciocínio:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g- A regência
do verbo PREFERIR está de acordo com a norma culta? Justifique sua resposta, da
melhor maneira possível:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h- Se a
linguagem verbal não existisse, ainda assim a ideia seria transmitida de forma
eficaz? Conseguiria associá-la ao contexto atual do Coronavírus?
Comente:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i- Que
mensagem essa capa de revista transmite?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
j- Elabore um
balão de pensamento para o Cascão, sendo o mais criativo possível:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.TEXTO PARA
REESCREVER
O ASSASSINATO DA
ORTOGRAFIA
No
meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega,
saucinha e iogurte natural.
Mas o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era
tanta coisa que não sobrava espaso na meza.
Liguei a televisam e estava paçando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se
constrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de
simento e madera.
Mostrou que o alco é um produto estraído da canha
de asúcar e a gasolina do petrólho e...
Desliguei a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camisa por sima
(o tecido da minha camisa é muito bonito) e fui andar de bicicreta.
Não intendo nada de matemática, mas em
português eu sou “fera”.
Autor desconhecido.
6- Observe a tira
abaixo, de Laerte. Em seguida escreva um pequeno texto, empregando verbos de
ação para contar o que as personagens estão fazendo.
7- Identifique o tempo
(presente, pretérito ou futuro) em que estão as formas verbais destacadas neste
texto:
Saiba tudo sobre o dragão, um animal
que vive na nossa imaginação. Os dragões nunca existiram,
mas já assustaram muita gente. Eles aparecem em
antigas histórias dos gregos, romanos, chineses e japoneses. Para cada povo,
ele tinha características diferentes, porém uma das
espécies mais assustadoras sempre foi o dragão lançador
de fogo. Veja como ele seria se tivesse existido, mas
não chegue muito perto. Afinal, nunca se sabe quando
esse bicho vai ficar de mau humor.
(Recreio, nº 235.)
8- Observe as pessoas retratadas na imagem a seguir. Que ações elas estão realizando? Dê o maior número possível de verbos que traduzam essas ações.
(Recreio, nº 235.)
8- Observe as pessoas retratadas na imagem a seguir. Que ações elas estão realizando? Dê o maior número possível de verbos que traduzam essas ações.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Nenhum comentário:
Postar um comentário