quarta-feira, 8 de abril de 2020

ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOÃO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: FRANCIELI MOREIRA
8° ANO
ORIENTAÇÕES
Atividade 1: Copiar e responder as atividades 1,2,3,4,5 e 6 do livro didático da página 89. Utilizar o livro didático (páginas 82 a 83) para responder às questões.
Atividade 2:  Copiar e responder as atividades 1,2 e 3 do livro didático da página 90. Utilizar o livro didático (páginas 90) para responder às questões.
Atividade 3: Copiar e responder as atividades 1,2,3,4,5,6,7 e 8 do livro didático da página 97. Utilizar o livro didático (páginas 91 a 97) como referência para responder as atividades.
Atividade 4: Ler o texto 1 e copiar e responder as atividades 4 desse material. Utilizar o livro didático (páginas 91 a 101) como referência para responder as atividades.

TEXTO 1 
ENERGIA
Imagine uma propriedade rural onde ainda não há energia elétrica nem gás. O fogão funciona a partir da queima de lenha, e assim se consegue água quente para o banho. À noite, a iluminação é feita á luz de lampiões ou lamparinas de querosene (combustível fóssil não renovável). Os trabalhos usam energia humana: cortar, ralar e triturar alimentos, bater bolo, espremer frutas, lavar a louça, lavar a roupa, lavrar a terra, plantar, colher, carregar, armazenar.  Alguns serviços, como tirar a palha de arroz, usam a energia da água de um monjolo, outros utilizam a energia dos ventos de um moinho. A roupa é passada com ferro aquecido por brasas. Os alimentos são mantidos sem refrigeração e as carnes, já cozidas, conservadas dentro de vasilhas de gordura animal. Não há telefone, computador, televisão, rádio, ventilador. O transporte de pessoas e de cargas é feito por carros movidos por bois ou carroças movidas por cavalos. Até há pouco tempo a zona rural do Brasil eram assim e ainda deve existir comunidades que vivem desta forma, de maneira muito simples. Mas, no nosso mundo urbano moderno, somos dependentes das fontes de energia. Precisamos de energia elétrica para iluminar nossas casas e locais de trabalho, para fazer funcionar nossos eletrodomésticos que substituem a energia humana (...) e os aparelhos facilitam nossa vida e nossa comunicação: geladeiras, chuveiros, rádios, TVs , computadores, aparelhos de ar-condicionado,  aparelho de som, telefone sem fio, porteiros eletrônicos, alarmes, elevadores (...). As fábricas precisam de energia para produzir. Os cinemas, as lojas, os bancos, as igrejas, os hospitais, os shoppings e teatros precisam de energia elétrica. Tudo é movido a energia. 
GARCEZ, L: GARCEZ, C, Energia. São PAULO: Callis, 2011. P.4. ( Coleção Planeta Sustentável.


ATIVIDADES 4
1) Segundo o texto, quais atividades cotidianas são afetadas com a ausência de energia elétrica em um determinado lugar?
2) A ausência de energia elétrica afeta outros ambientes da sociedade que não o residencial? Quais?
3) Escreva um texto ( mínimo 20 linhas) analisando como seria o seu dia a dia se você não tivesse acesso à energia elétrica.
E quais seriam as possíveis alternativas?

LEMBRANDO QUE É UM TEXTO COM TÍTULO, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pré II A - Atividades Programadas referente aos dias: 25/05/2020 a 12/06/2020.

Escola Municipal São João Ponta Porã, 25/05/20 a 12/06/2020 Profº: Norma Aparecida Moraes Dias                     Pré II A - Vespe...